O Líder em Mim: aprendizagem socioemocional para Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Com o passar dos anos, muitas mudanças ocorreram no âmbito educacional. Uma delas foi a necessidade de desenvolver diferentes habilidades e competências nas crianças desde cedo, para prepará-las para os desafios da vida, já que a tão almejada formação integral vai muito além do desenvolvimento cognitivo. Para isso, foi criado o programa O Líder em Mim.
O desenvolvimento dessas habilidades é, inclusive, reconhecido até mesmo pela própria Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que hoje considera a formação socioemocional como essencial para os alunos.
Além disso, as competências socioemocionais no contexto escolar são abordadas, também, na proposta de Educação para o século 21 criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Para alcançar o objetivo de oferecer uma educação integral e de qualidade para seus alunos, as instituições de ensino estão buscando parcerias para garantir o apoio e as adequações necessárias à metodologia de ensino promovida pelas escolas.
Por isso, o Colégio Dona Clara firmou uma parceria com o programa O Líder em Mim, que tem como principal objetivo promover o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos.
O que são as habilidades socioemocionais?
Antes de esclarecer como funciona o programa O Líder em Mim, vamos falar sobre as habilidades socioemocionais e o que elas englobam.
Tais habilidades estão relacionadas à capacidade do indivíduo de lidar ou resolver alguma situação complexa. Ou seja, é um conjunto de habilidades sociais e emocionais que possuem um impacto direto no modo de sentir, de pensar e de agir diante de alguma adversidade.
Além disso, essas competências impactam diretamente no desempenho acadêmico, social e psicológico, e no bem-estar físico e mental do indivíduo.
Alguns exemplos dessas competências são, dentre outros:
• Resiliência;
• Responsabilidade;
• Criatividade;
• Empatia;
• Capacidade de trabalhar em equipe;
• Habilidade de comunicação;
• Solução de problemas;
• Liderança.
O Colégio Dona Clara em parceria com o O Líder em Mim
Como a liderança é uma das mais importantes habilidades socioemocionais, o Colégio Dona Clara estabeleceu uma parceria com o programa O Líder em Mim, que é mundialmente reconhecido por seu modelo educacional, para garantir que seus alunos tenham uma educação integral de qualidade.
O programa tem o objetivo de desenvolver o aluno para que ele se torne confiante e proativo, para atuar como um agente transformador de um futuro melhor. Dessa maneira, para alcançar esses objetivos, a parceria busca promover nos estudantes competências socioemocionais necessárias para lidar com os desafios da vida.
As habilidades do Líder em Mim
O projeto O Líder em Mim é fundamentado por 3 passos usados para desenvolver os educadores e os alunos, são eles:
VER: enxergar as situações de uma forma diferente;
FAZER: mudar comportamentos;
OBTER: alcançar resultados novos e consistentes.
Tais passos são baseados no livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” de Stephen R. Covey, e adaptados à realidade brasileira para escolas do nível básico e em teorias do desenvolvimento humano.
Os 7 hábitos que são trabalhados no livro e, também, no programa são:
• seja proativo;
• comece com o objetivo em mente;
• faça primeiro o mais importante;
• pense ganha-ganha;
• procure primeiro compreender, depois ser compreendido;
• crie sinergia;
• afine o instrumento.
Dessa forma, o programa enxerga em cada aluno um líder em potencial e, após reconhecer suas próprias habilidades e particularidades, a criança passa a ressignificar suas competências e a se valorizar.
O Líder em Mim na prática
Para alcançar os objetivos propostos, o programa realizou um treinamento com os professores e demais integrantes da equipe do Colégio Dona Clara, para que eles tenham foco no desenvolvimento das habilidades socioemocionais de toda a instituição.
Depois disso, com os professores preparados, os ensinamentos são passados para os alunos por meio do uso de materiais didáticos específicos, que aprofundam os assuntos desenvolvidos e os princípios do programa por meio de exercícios em formatos adaptados a cada fase da vida escolar.
Voltado para crianças de 4 e 5 anos do Ensino Infantil e alunos do Ensino Fundamental I, o programa torna os alunos mais independentes e confiantes, para que sejam felizes na escola e na vida, e, assim, serem parte fundamental de uma sociedade cada vez melhor.
Com a leitura deste artigo, você pôde entender a importância das habilidades socioemocionais para o desenvolvimento da criança. Para se aprofundar no assunto e saber mais sobre como elas influenciam a vida adulta, confira este outro conteúdo: Competências socioemocionais: como elas impactam o futuro profissional?