Robótica na escola: quais são os benefícios?
Com as transformações tecnológicas acontecendo em alta velocidade e em diferentes aspectos da nossa rotina – da forma de fazer compras à maneira que trabalhamos –, é imprescindível que a educação também acompanhe essa modernização. Por isso, a robótica na escola é uma das principais tendências nas instituições de ensino.
Um dos motivos do foco na robótica está relacionado à sua relevância para o mercado de trabalho. Diversas das profissões do futuro indicadas pelo Fórum Econômico Mundial estão relacionadas de alguma forma à robótica. Ainda, essa é uma das tecnologias centrais da 4ª Revolução Industrial – a chamada Indústria 4.0.
Por isso, muitas escolas estão se antecipando e, para oferecer um ensino diferenciado, atrativo para os alunos, e que desenvolva as habilidades essenciais para o futuro, estão oferecendo experiências educacionais em robótica.
Neste artigo, você poderá compreender mais sobre como a robótica na escola é aplicada e quais são os benefícios desse aprendizado para os alunos. Continue a leitura e confira!
Como é aplicada a robótica no ensino regular?
Assim como a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT), a robótica faz parte da chamada Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial — tema atual e que marca uma nova era da tecnologia. Com isso, aplicar a robótica no ensino regular surgiu como uma alternativa interessante para abordar o tema nas salas de aula.
Para que os estudantes passem a ter acesso e maior familiaridade com a tecnologia, a robótica tem sido implementada, em um primeiro momento, de maneira optativa nas grades curriculares.
Além disso, há escolas que utilizam a robótica como recurso pedagógico para as metodologias ativas, tornando as aulas mais participativas, práticas e envolventes para os alunos.
Entre os conteúdos que podem ser abordados por meio da robótica na escola, é possível destacar a linguagem de programação, algoritmo, games, e muito mais.
Soft skills (habilidades comportamentais) importantes também fazem parte disso, como criatividade, resolução de problemas, colaboração e outras.
Quais são os principais benefícios de implementar a robótica na escola?
Engana-se quem pensa que o ensino de robótica na escola serve apenas aos alunos que buscam seguir carreira na área. Na verdade, adotar a disciplina na educação de crianças e adolescentes tem trazido resultados importantes em aspectos que ultrapassam a questão profissional.
Em um âmbito mais pessoal, a robótica tem relevantes contribuições também na formação de jovens mais engajados, resolutivos, curiosos, criativos e preparados para o futuro.
A seguir, conheça mais sobre as potencialidades de trabalhar a robótica na escola.
Desenvolvimento do raciocínio lógico
A robótica é uma disciplina que exige um pensamento estruturado para a resolução das atividades.
Portanto, ela estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico, garantindo que o aluno ou aluna consiga solucionar os desafios com maior desenvoltura, agilidade e autonomia.
Trabalho colaborativo
Como as práticas costumam ser realizadas em grupos, as crianças e adolescentes precisam aprender a trabalhar em equipe.
Por meio de papéis preestabelecidos, comunicação e mediação de ideias, os estudantes passam a socializar melhor, entendendo a importância do coleguismo, do comprometimento e do respeito pelo espaço e pelas ideias do outro.
Resolução de problemas
Nas práticas de robótica na escola, os alunos lidam constantemente com desafios, seja na montagem de peças, entendimento da linguagem de programação, atividades com games ou, mesmo, na resolução de algoritmos.
Essa intensa busca por soluções garante aos estudantes maior absorção cognitiva e pensamento crítico, aprimorando suas habilidades e favorecendo o rendimento escolar de maneira abrangente.
Estímulo da curiosidade e criatividade
Por meio da robótica na escola, crianças e adolescentes conseguem desenvolver e aprimorar diversas habilidades. Entre elas, o senso de curiosidade e a capacidade de criação.
A necessidade de desenvolver planejamentos que serão colocados em prática logo adiante exige dos alunos atenção redobrada aos projetos, além de originalidade para criar novas soluções e vencer desafios.
Aplicação do aprendizado teórico na prática
Outro grande benefício da robótica na escola é a possibilidade de colocar em prática diversos conceitos abordados em sala de aula.
Esta possibilidade garante maior eficiência na memorização dos conteúdos, de modo que o estudante tenha mais facilidade em aplicar as técnicas aprendidas na teoria.
Ainda, permite tangibilizar conceitos, aplicando-os em um contexto prático, o que deve aumentar a retenção do conhecimento e o engajamento dos alunos em seu aprendizado.
Preparação para o mercado de trabalho
O âmbito profissional é bastante favorecido com as aulas de robótica na escola. A preparação para o mercado de trabalho acontece de maneira genuína por meio de atividades que estimulam a capacidade de pensar criticamente, praticar e encontrar soluções.
Além disso, a disciplina é uma ferramenta que permite aos estudantes realizar projetos cada vez mais complexos e relevantes, garantindo um futuro promissor em diferentes áreas da tecnologia e comunicação.
Ao longo deste artigo, apresentamos alguns dos benefícios da robótica nas escolas para o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes, para o aperfeiçoamento de habilidades do futuro e promoção de práticas mais ativas e atrativas para os alunos.
A robótica também pode estar presente nas abordagens lúdicas de aprendizado combinadas a conteúdos curriculares como um processo de ensino muito importante para o desenvolvimento do aluno.
Pensando nisso, o Colégio Dona Clara firmou uma parceria inovadora com a Lego Education. A colaboração visa enriquecer o plano de ensino, proporcionando ainda mais oportunidades para os alunos adquirirem e aplicarem novos conhecimentos. Saiba mais sobre esta parceria e seus principais benefícios.