Leitura na infância: principais benefícios e como desenvolvê-la
Para a criança, a infância é uma fase de muitas descobertas. Afinal, é nesta etapa da vida que ela tem o seu primeiro contato com o mundo externo e suas possibilidades. Por meio das novas experiências, o lúdico, o cognitivo e o imaginário são estimulados, sendo os principais responsáveis pelo desenvolvimento de diferentes habilidades na criança, como o contexto sensorial, físico e socioemocional. E a leitura na infância é uma das primeiras experimentações vivenciadas no início da vida da criança.
Quando os pais se tornam contadores de histórias — e estórias — e incentivam o contato dos pequenos com os livros, mesmo que a criança ainda não saiba ler, ela se familiariza com os formatos físicos, as figuras, as cores e as palavras. Essas experiências ajudam em seu aprendizado contínuo, na memorização e na identificação dos elementos que valorizam a alfabetização, de modo que as linguagens escrita e oral são instigadas positivamente.
Continue acompanhando este artigo, pois, a seguir, vamos falar sobre os principais benefícios da leitura na infância e como desenvolvê-la.
Quais são os principais benefícios da leitura na infância?
A leitura na infância oferece muitos benefícios, especialmente para o raciocínio lógico da criança. Com a literatura, os pequenos aguçam a curiosidade, desenvolvem a criatividade e se tornam grandes questionadores, o que contribui para o aprimoramento do pensamento crítico.
A expansão do vocabulário também é uma das vantagens da leitura na infância. Isso porque o contato com os livros permite que a criança tenha acesso ao universo letrado e com novas formas de expressão, ampliando o seu repertório de palavras conhecidas.
Por meio da memorização, que também é estimulada pela leitura, a criança consegue armazenar um maior número de palavras, tornando-se mais perspicaz.
Além disso, a leitura na infância pode ser um momento de muita diversão e conexão em família. Ao ouvir as histórias contadas pelos pais, a criança aprende a lidar com sentimentos e emoções, associando o momento à felicidade e ao acolhimento.
Como desenvolver a leitura na infância?
Com as novas gerações crescendo nativas na era da tecnologia, incentivar a leitura na infância se tornou um grande desafio para pais e a comunidade escolar, mas não é uma tarefa complicada.
Para auxiliar nessa missão, separamos algumas dicas para ajudar a desenvolver a leitura conforme a faixa etária da criança. Confira!
Dos 0 aos 2 anos
Nesta fase, as crianças valorizam muito os estímulos sensoriais. Portanto, é recomendado que pais e educadores façam a leitura das histórias usufruindo de exercícios vocais, com diferentes entonações e citando lentamente as palavras.
É necessário, também, escolher livros apropriados para a idade. Nesta faixa etária, o ideal é escolher aqueles com frases simples, ilustrações atraentes, cores vibrantes, recortes e texturas, para tornar a experiência ainda mais interativa.
Dos 3 aos 5 anos
Dos 3 aos 5 anos, temos a etapa na qual as crianças já começam a expressar seus sentimentos, além de falar e fazer muitas perguntas.
Por isso, uma boa dica é conectar a leitura com os interesses do pequeno, apresentando livros e histórias que façam parte de temas que ele gosta ou está aprendendo na escola. Além disso, é importante firmar o compromisso com a leitura, definindo um horário diário para a atividade e a tornando parte da rotina da criança. Nessa fase, livros sobre temas cotidianos, amizade, números e letras, entre outros, podem ser uma ótima opção.
Dos 6 aos 8 anos
A partir dos seis anos, as crianças já leem sozinhas e conseguem prestar atenção por mais tempo. Sendo assim, fazer passeios relacionados à leitura, como em bibliotecas e feiras do livro, por exemplo, são alternativas interessantes de mesclar diversão com o estímulo à atividade.
Outra dica válida é, aos poucos, incluir novos gêneros literários na rotina da criança. Assim, ela expande seus horizontes e conhece novas maneiras de contar histórias. Os livros que costumam fazer mais sucesso entre essa faixa etária são os com temas mais complexos, envolvendo ação, aventura e fantasia.
Como vimos, a leitura na infância é uma ótima forma da criança desenvolver o vocabulário. Para saber mais a respeito deste tema, confira nosso artigo sobre como ajudar os filhos a desenvolver o vocabulário.