Como a infraestrutura do Colégio Dona Clara auxilia no desenvolvimento dos alunos?

Os avanços tecnológicos e as mudanças comportamentais e sociais recentes trouxeram novos desafios também para a educação. Nesse cenário, as escolas precisam inovar e adaptar a sua metodologia de ensino, modernizando-a para o século XXI. Por isso, o Colégio Dona Clara está sempre atento a essas novas necessidades e investe em sua infraestrutura para melhorar a experiência e o aprendizado de seus alunos.

É importante lembrar de que estamos saindo de um desafiador mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) para uma realidade BANIBrittle (frágil), Anxious (ansiosa), Nonlinear (não linear) e Incomprehensible (incompreensível). Isso impactará diretamente no tipo de formação que o aluno precisa para ser um cidadão ativo e bem-sucedido e ter uma carreira promissora no futuro.

Com isso, é crucial buscar uma escola que inove e adapte as suas propostas e metodologias de ensino para acompanhar o nível acelerado de transformações no mundo e, consequentemente, no mercado de trabalho, que exigem que as crianças comecem a se preparar cada vez mais cedo para conquistar um lugar de destaque em um contexto marcado pela alta competitividade.

Para saber mais, continue a leitura. A seguir, mostraremos como a infraestrutura do Colégio Dona Clara impacta a formação e o desenvolvimento de seus alunos.

6 diferenciais da infraestrutura do Colégio Dona Clara

O Colégio Dona Clara é uma instituição sempre atenta e preocupada com as necessidades de seus alunos. Por isso, busca, continuamente, melhorar sua proposta pedagógica e oferecer sempre a melhor e mais completa infraestrutura para os estudantes.

Alguns exemplos disso são:

1 – Salas de aula que potencializam a interação e o aprendizado

A experiência e a aprendizagem do aluno na escola iniciam nas salas de aula. Portanto, elas devem ser otimizadas para oferecer as condições ideais para fazer com que o aluno sinta-se acolhido, confortável e motivado nesses ambientes. 

Pensando nisso, o Colégio Dona Clara conta com salas de aula climatizadas, espaçosas e com layout convidativo e flexível, ideais para fomentar discussões, atividades em grupo e a colaboração entre os alunos.

2 – Espaços de convivência

Espaços de convivência do Colégio Dona Clara

Uma infraestrutura qualificada deve dispor de áreas comuns para estimular as interações, os momentos de lazer, as atividades em grupo e a convivência entre os alunos.

Assim, a experiência de aprendizado flui de forma mais natural, assim como a socialização dos estudantes.

3 – Bibliotecas

As bibliotecas escolares são modernas e contam não apenas com um acervo amplo e atualizado, como, também, com um ambiente que estimula a leitura, com espaços para promover conversas e projetos em torno das obras e que complementam a formação do aluno.

Por isso, nas Unidades 1 e 2 do Colégio Dona Clara (voltadas ao Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, respectivamente), há bibliotecas projetadas conforme as necessidades de cada faixa etária.

Dessa forma, o aluno pode usufruir de um espaço moderno e inovador, que conta com um grande acervo de livros didáticos e possui excelentes obras da literatura à disposição.

4 – Áreas recreativas

Áreas recreativas do Colégio Dona Clara

Atividades físicas e recreativas são um importante complemento para a experiência do aluno e permitem o desenvolvimento de um amplo conjunto de habilidades físicas, motoras, sociais e cognitivas.

Por esse motivo, a infraestrutura do Colégio Dona Clara contempla espaços seguros e diversificados para essas atividades, incluindo playgrounds, parquinhos, quadras e áreas para brincadeiras.

5 – Espaço Maker

Uma tendência que ganhou destaque na área educacional é a Cultura Maker, relacionada ao “faça você mesmo”, isto é, a atividades práticas e que estimulam um desenvolvimento mais amplo e integral do aluno por meio de um envolvimento mais ativo.

Com isso em vista, no Colégio Dona Clara há disponível um Espaço Maker, que permite que os alunos façam experimentos, desenvolvam projetos e aperfeiçoem seus conhecimentos e habilidades.

Conceitos de química, lógica, matemática, proporção e vários outros podem ser trabalhados de uma forma mais ativa, na prática. Tudo isso em uma infraestrutura segura e supervisionada por uma equipe multidisciplinar de educadores.

6 – Laboratório de robótica

As atividades de robótica proporcionam o desenvolvimento do raciocínio lógico do aluno, da sua capacidade de resolver problemas, da criatividade e de habilidades para atuar em grupo. Além disso, elas poderão ser bastante úteis para a futura carreira do estudante.

No Colégio Dona Clara, seu/sua filho(a) contará com esse diferencial em sua formação. Na escola, há um moderno laboratório de robótica equipado e pronto para as experiências práticas dos estudantes. 

Como vimos, há diversos detalhes importantes a serem considerados quanto à infraestrutura na hora de escolher uma escola para os filhos. Por isso, é fundamental visitar a instituição de ensino para conhecer de perto o seu espaço físico, a proposta pedagógica e suas metodologias de ensino.

Se você se interessou por esses diferenciais do Colégio Dona Clara, aproveite para agendar uma visita para conhecer a nossa estrutura e tirar todas as suas dúvidas.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp