Criatividade na infância: por que e como desenvolvê-la?
A criatividade na infância deve ser estimulada a todo o momento. Felizmente, com atitudes simples e corriqueiras, os pequenos se sentem “provocados” positivamente. A caixa de papelão que vira carrinho é só um bom exemplo. Ao desenvolver essa habilidade nos primeiros anos de vida, as crianças se tornam jovens e adultos com mais competências socioemocionais.
Quer saber como aproveitar esse período inicial de vida em que elas atingem seu potencial de criatividade? Continue a leitura!
A importância de estimular a criatividade em crianças
Quem nunca se pegou pensando que uma determinada criança possui uma enorme capacidade de imaginação? Frequentemente vemos esses pequenos seres divagando sobre histórias inventadas ou amigos imaginários. A criatividade é, sem dúvidas, uma das características mais presentes na infância.
Mas ela vai muito além, porque é uma característica que contribui para o desenvolvimento intelectual das crianças. Na prática, elas se tornam capazes de aprimorar seus métodos de resolução de problemas e sua capacidade analítica.
A boa notícia é que a criatividade na infância pode ser desenvolvida e estimulada em todas as idades, áreas do conhecimento e situações. Fazer uma cabana com lençol, passar para o papel algo surreal ou inventar casos mirabolantes. Não importa a ocasião, a regra é clara: os adultos devem sempre incentivar essa prática para que seus/suas filhos(as) compreendam melhor suas habilidades motoras, cognitivas e orais.
Fazer o contrário, ou seja, corrigir a criança dizendo que “isso não existe” é negar a “autenticidade de sua obra”. Em outras palavras, é prejudicar o processo criativo autônomo dela. E isso terá consequências desastrosas para o seu desenvolvimento.
Manter-se aberto(a) para o que vem por aí e ajudar as crianças a desenvolver a criatividade na infância é o melhor caminho.
Formas de estimular o desenvolvimento da criatividade na infância
Estimular a contação de histórias
Muitos pais sabem que estimular as crianças a ler histórias é muito importante para seu desenvolvimento. O hábito de ler melhora a comunicação, agrega novos conhecimentos, aumenta o vocabulário e fortalece o raciocínio lógico. Mas você já parou para pensar que essa atividade simples pode ser uma oportunidade para incentivar a criatividade na infância?
O momento de leitura pode se tornar uma brincadeira em família. Ao invés de apenas ler um livro, ajude as crianças a montarem peças de teatro e danças baseadas nessa historinha. Ou, ainda, proponha que cada uma conte uma nova história a partir da original. Dessa maneira, elas serão estimuladas a usar a imaginação.
Propor a musicalização infantil
A música na educação infantil é uma ferramenta que contribui para o desenvolvimento criativo, cognitivo e emotivo da criança. Como toda arte, é uma maneira de expressão de sentimentos e emoções. Para os pequenos, é uma forma muito importante de se comunicar com o outro e com o mundo.
Por isso, uma maneira de estimular a criatividade na infância é a musicalização infantil. Existem professores especializados em inserir as crianças na música, com instrumentos e métodos apropriados para a idade. É raro ver um(a) pequeno(a) que não goste dessas aulas, porque elas são muito animadas.
Papais e mamães podem, também, ampliar o contato de seus/suas filhos(as) com a arte. Museus, teatros, pintura e dança são manifestações que também contribuem para o exercício da criatividade na infância.
Oferecer jogos e brinquedos às crianças
Por natureza, jogos e brincadeiras são garantias de diversão e bons momentos. No entanto, já pensou em adaptar as regras para que eles se tornem mais provocantes?
Proponha a seu/sua filho(a) uma pequena mudança para que aquela brincadeira tenha uma nova dinâmica. Além de a adaptação estimular o raciocínio, colocará ele(a) para pensar em algo que seja coerente e justo para os participantes.
Você pode optar também por criar novos jogos, entrando na onda das “viagens” que as crianças têm.
Colocar a criança em um colégio que estimula a criatividade
A criatividade na infância pode ser estimulada de diversas maneiras. Contação de história, musicalização e jogos são apenas algumas delas. O contato com a natureza também nos propicia muitos momentos interessantes.
O que importa é provocar a criança a pensar “fora da caixa” e reinventar situações e espaços. Mas não se esqueça também de um importante ator social que pode fazer a diferença na infância: um colégio que incentiva o desenvolvimento da criatividade.
Isso significa mantê-la em um ambiente que utiliza todas essas táticas de acordo com cada idade. De igual maneira, colocá-la em contato com professores que valorizam o desempenho e as conquistas de seus alunos. E, claro, optar por uma escola que proporcione às crianças o melhor para estimular o pensamento criativo: um brincar seguro.
As brincadeiras são tão importantes quanto o alimento e o oxigênio para a criança. Na escola, é possível que ela tenha um ambiente emocionalmente saudável, amoroso, rico em estímulos e em companhias da mesma idade. A interação social é fundamental para a criatividade e o despertar da curiosidade.
Estimular as crianças a serem mais criativas é fazer com que elas se desenvolvam de maneira mais completa. Quando os pais e a escola atuam em prol da criatividade na infância, os pequenos adquirem competências socioemocionais que serão importantes ao longo da vida.
Uma outra forma de contribuir para o desenvolvimento das crianças é ajudá-las a desenvolver inteligência emocional. Veja como!