Por que escolher um colégio que oferece formação integral aos alunos?
A cada ano, o sistema de ensino básico do país vem se desenvolvendo, a fim de acompanhar a evolução rápida registrada nos âmbitos econômicos, sociais, culturais e intelectuais. Neste cenário, é necessário que as escolas se atualizem, adotem novas práticas pedagógicas, abordagens, metodologias e modelos, para proporcionar uma formação integral aos alunos.
A formação integral engloba o desenvolvimento intelectual, físico, emocional, social e cultural do estudante. Continue a leitura para compreender mais sobre esse conceito e como o desenvolvimento do aluno em todas essas dimensões pode ser benéfico para sua aprendizagem e futuro.
O que é a formação integral?
O desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens em uma formação integral é realizado em todas as suas dimensões, em um princípio permanente de aprendizado. Ou seja, em vez de focar somente na capacidade intelectual do aluno, a formação integral abrange também os aspectos físicos, afetivos, cognitivos, emocionais, sociais e éticos.
Além de centrar-se no aluno, a formação integral anorteia-se pelos princípios de uma perspectiva inclusiva. Isso significa que os projetos educativos do colégio que possibilita a formação integral são desenvolvidos considerando as particularidades e diversidades dos alunos.
Ainda, a formação integral está diretamente relacionada com as metodologias ativas. Isso quer dizer que a aprendizagem não se dá somente na teoria e de modo tradicional, mas sim por meio de práticas, projetos e de uma abordagem que fomenta o protagonismo do aluno e o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para o seu futuro.
Com isso, o colégio desempenha um papel ainda mais relevante na formação de cidadãos autônomos, conscientes e responsáveis.
Quais são os benefícios de um colégio que oferece formação integral aos alunos?
O modelo de formação integral beneficia tanto o desenvolvimento completo do jovem enquanto cidadão quanto o seu desempenho escolar.
No entanto, é importante que o colégio tenha estrutura adequada que permita diversificar suas atividades para oferecer experiências qualificadas e engajadoras para os estudantes ao adotar essa abordagem — por exemplo, oficinas de robótica, cozinha para aulas de culinária, laboratório de ciências, espaço maker, entre outros.
Por isso, é fundamental, ao considerar uma escola para matricular seu filho, atentar-se a este aspecto para avaliar a proposta de formação integral oferecida por ela.
Assim, será possível contar com benefícios amplos, que incluem:
Aumento do rendimento escolar
Ao participar de projetos, ter experiências práticas, ser envolvido por metodologias ativas e ter disponível uma infraestrutura de biblioteca, laboratórios e outros espaços que permitam aprofundar conhecimentos, o aluno terá um melhor desempenho escolar, de modo mais natural e consistente.
Incentivo a atividades esportivas
Na formação integral, o aluno participa de projetos em equipe e de atividades esportivas na escola. Além de trabalhar as habilidades físicas e motoras, a prática de atividade física auxilia na prevenção de doenças e, até mesmo, no desenvolvimento de habilidades intelectuais e emocionais.
Afinal, esportes, no geral, exigem memória, raciocínio rápido, desenvoltura física e social, e inteligência emocional em atividades competitivas e coletivas.
Diversificação de atividades
Crianças e jovens precisam de novidades e estímulos constantes para manterem-se motivados na escola.
Em colégios que proporcionam a formação integral, eles terão disponíveis diversos tipos de atividades, podendo combiná-las aos seus interesses pessoais e a experiências engajadoras para o seu desenvolvimento.
Estímulo ao autoconhecimento
Em uma escola que pratica o modelo tradicional, os alunos são expostos a oportunidades padronizadas e limitadas que, nem sempre, refletem seus interesses e preferências.
Isso muda com a formação integral. A partir da variedade de atividades e projetos, o estudante poderá fazer experimentações até encontrar alternativas que combinem com ele, o que promoverá mais satisfação e fomentará seu autoconhecimento.
Futuramente, isso facilitará a sua escolha por um curso de graduação, afinal, ele já saberá mais sobre suas áreas de interesse, habilidades e competências.
Incentivo ao protagonismo do estudante
Como vimos, a formação integral tem uma relação próxima com as metodologias ativas. Essa combinação potencializa as oportunidades de engajamento do aluno e de aprimoramento de sua autonomia e protagonismo.
De fato, essas metodologias são importantes para colocar o aluno no centro de sua educação, fornecendo uma abordagem mais prática, moderna, diversa e participativa, que permite não apenas ganhos para o seu aprendizado como, também, o desenvolvimento de habilidades sociais e uma preparação melhor para sua atuação em sociedade. Para compreender mais sobre isso, leia, também, nosso artigo: “Metodologias ativas: como funcionam e por que são importantes?”.