Protagonismo do aluno: por que é tão importante?

O protagonismo do aluno é uma tendência cada vez mais presente nas melhores escolas e colégios. Ela faz parte de um movimento que está transformando a educação, empoderando mais os alunos e modernizando a dinâmica da sala de aula.

Afinal, o modelo tradicional de ensino-aprendizagem já não estava dando conta das demandas atuais dos alunos e dos desafios do século XXI

Para compreender mais sobre o assunto, continue a leitura. Nos próximos tópicos, você saberá o que é o protagonismo do aluno e porque ele é tão relevante para proporcionar ao seu filho ou filha uma educação integral e que realmente prepara o estudante para o futuro profissional e em sociedade.

O que é o protagonismo do aluno?

O que é protagonismo do aluno

Há pouco tempo, havia a ideia de que o professor é o detentor de todo o conhecimento e os alunos estavam em sala de aula apenas para absorver o que ele dizia. Com o passar dos anos, o aprendizado se tornou uma via de mão dupla. Mas o que isso significa?

Agora, o sistema de educação reconhece que o aluno também tem muito a oferecer, e que já tem um repertório, experiências e aspirações sobre como prefere e consegue aprender melhor.

Isso proporcionou o surgimento de novas metodologias ativas de ensino, como a instrução entre pares, que promove a troca de saberes, a cooperação e a cocriação de conhecimento entre colegas.

Assim, o protagonismo do aluno é uma abordagem que valoriza o estudante e o coloca no centro do seu processo de aprendizagem, trazendo-lhe mais responsabilização, participação e dinamicidade.

Em uma abordagem que incentiva o protagonismo do aluno, o estudante tem mais liberdade para expressar suas opiniões, usar a criatividade e até mesmo compartilhar o seu conhecimento, tendo em vista o papel do professor como mediador do conhecimento, que ainda é um facilitador desse processo.

Quais os benefícios de estimular o protagonismo do aluno?

Benefícios de estimular o protagonismo do aluno

Há inúmeros benefícios em uma educação focada no protagonismo do aluno. Entre eles, podemos destacar:

Ganho de autonomia

O estudante tem mais liberdade para buscar informações, fazer pesquisas, contribuir com os colegas e construir o seu conhecimento. Ao se tornar protagonista da própria educação, ele se torna mais independente e responsável com o aprendizado.

Motivação ao debate e à troca de ideias

Poucas coisas são tão poderosas no aprendizado quanto a troca de ideias e pontos de vista. É claro que ouvir é essencial, mas é no debate que o aluno internaliza o que aprendeu. Além disso, ele passa a entender que suas opiniões são valorizadas e a respeitar e acolher pensamentos divergentes de outras pessoas.

Mais engajamento nas aulas

As aulas nas quais cabe ao estudante apenas um comportamento passivo já não são eficientes ou engajadoras.

Com o protagonismo do aluno, as aulas tornam-se mais dinâmicas e interativas. Há mais motivação com as atividades e o aprendizado e uma participação mais ativa do estudante.

Estímulo à criatividade e ao senso crítico

É importante que os alunos aprendam a “pensar fora da caixa”, trazendo suas próprias ideias, fazendo ponderações e trabalhando em suas dúvidas e percebendo como o conhecimento teórico é relevante na prática.

Com isso, habilidades importantes para toda a sua vida, como a criatividade e o senso crítico são aprimoradas, e o processo de aprendizado torna-se mais envolvente. 

Aprendizagem colaborativa

É muito importante aprender a trabalhar com outras pessoas e entender que cada um tem suas opiniões e individualidade. A aprendizagem colaborativa permite o compartilhamento de ideias, estimula o convívio em grupo e ensina os alunos a respeitarem uns aos outros.

Como a escola pode incentivar o protagonismo do aluno?

Existem muitas maneiras da escola incentivar o protagonismo do aluno. Isso pode ser feito por meio do uso de metodologias ativas, de atividades extracurriculares, do uso da tecnologia, de debates e de atividades que promovam o engajamento.

Nessa abordagem, é essencial que o estudante participe de todas as fases do aprendizado: o planejamento, a execução e avaliação das atividades.

O segredo é sempre buscar inovações que coloquem o aluno no papel central de sua aprendizagem e estimular o diálogo, a participação e o seu interesse no que é proposto.

Diante de todos os benefícios de estimular o protagonismo no aluno, é essencial buscar um colégio que tenha esse tipo de incentivo em suas práticas pedagógicas, apresentando um ambiente educacional mais humano, livre e justo, e que proporciona uma formação integral aos seus alunos.

Para saber mais sobre as vantagens disso e como identificar a escola com a proposta ideal, confira porque escolher um colégio que oferece formação integral.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp