9 atividades extracurriculares que o Colégio Dona Clara oferece

Uma formação integral não depende apenas das práticas realizadas em sala de aula. É por isso que o Colégio Dona Clara oferece aos alunos uma ampla gama de atividades extracurriculares. 

Elas são fundamentais para o desenvolvimento de futuros cidadãos preparados para atuar em um mundo globalizado e cada vez mais complexo, que tenham pensamento crítico, criatividade e habilidades socioemocionais, essenciais para a vida adulta.

Confira, a seguir, as principais atividades extracurriculares oferecidas pelo Colégio Dona Clara e seus benefícios para a formação dos alunos.

Atividades extracurriculares do Colégio Dona Clara

A participação em uma ou mais atividades extracurriculares bem estruturadas proporciona benefícios físicos, emocionais, acadêmicos, psicológicos e sociais aos alunos.

Afinal, tais atividades possibilitam muitas oportunidades para que os estudantes explorem seus interesses e descubram outros novos, para desenvolver talentos e adquirir competências e habilidades.

Ainda, os programas extracurriculares permitem que os alunos aprendam a atuar em um contexto de equipe e compreendam mais sobre o mundo e as pessoas ao seu redor.

Benefícios como esses são proporcionados pelas diversas atividades extracurriculares disponibilizadas pelo Colégio Dona Clara. Conheça algumas delas!

1. EMA – Equipe de Matemática Avançada

O raciocínio lógico é essencial, tanto para tarefas mais cotidianas quanto para as mais complexas. 

O Colégio Dona Clara incentiva essa habilidade nos alunos também por meio do Projeto EMA – Equipe de Matemática Avançada. Com essa iniciativa, alia-se a capacidade de raciocínio na resolução de problemas matemáticos. 

2. Música

Seja em um coral, cantando individualmente ou tocando um instrumento, a música é uma ferramenta que ajuda a desenvolver a criatividade e habilidades cognitivas.

Por isso, no Colégio Dona Clara, oferece-se um projeto focado tanto em aulas individuais quanto em conjunto, que proporciona o primeiro contato com a musicalização.

Este projeto é uma ótima ferramenta para ajudar os alunos a desenvolverem a expressão de sentimentos, ideias e valores culturais, e auxiliar a comunicação do indivíduo com o mundo exterior e seu universo interior.⠀

3. Literatura Artística

Tarefas como a dramatização, performance e encenação mudam a forma de o aluno enxergar o mundo ao seu redor.

Por esse motivo, os estudantes do Colégio Dona Clara também têm disponível essa atividade que foca no desenvolvimento da atuação, com dinâmicas e scripts com base na literatura.

4. Futsal

Entre as atividades extracurriculares do Colégio Dona Clara, também está o futsal. 

Essa prática esportiva contribui para a formação integral, sob os pontos de vista ético e humano, especialmente para o bem-estar físico e o desenvolvimento social e emocional.

5. Xadrez

O xadrez é uma atividade que estimula a concentração, a memória e a capacidade de resolução de problemas, atuando como um verdadeiro esporte mental.

Ainda, a sua prática estimula o aprimoramento da capacidade de raciocínio lógico-matemático dos estudantes, contribuindo para que disciplinas como Matemática, Física e Química sejam compreendidas com mais facilidade.

6. Tênis de Mesa

Tênis de mesa no Colégio Dona Clara

O tênis de mesa é um esporte que ajuda a trabalhar o raciocínio rápido, a inteligência emocional e a resistência física.

Além disso, trata-se de uma atividade de fácil adaptação e com grande adesão entre crianças e adolescentes.

7. Voleibol

Assim como o futsal e outras atividades extracurriculares coletivas, o voleibol ajuda a estimular a convivência em grupo e as habilidades sociais.

Ademais, esse esporte contribui para a saúde física e o desenvolvimento da coordenação motora e, ainda, estimula a concentração.

8. Robótica

Robótica no Colégio Dona Clara

A partir da parceria com a Lego Education, nesta atividade extracurricular os alunos têm em suas mãos um conjunto de materiais didáticos – físicos e digitais – que incentivam diversas habilidades, como o raciocínio lógico.

Tudo isso é desenvolvido de maneira lúdica, proporcionando conhecimentos e competências que são bastante requisitados no mercado de trabalho.

9. Cozinha Experimental

Em uma oficina de culinária realizada com toda a segurança e supervisão de uma equipe de educadores, os alunos aprendem sobre a preparação de alimentos.

Essa atividade extracurricular do Colégio Dona Clara é uma ótima maneira de ensinar conceitos científicos e matemáticos. Assim, enquanto prepara receitas, como as de bolos, biscoitos, pizzas e sucos, o aluno pode se divertir e aprender conteúdos de forma prática.

A partir desse diferencial, matricular seus filhos no Colégio Dona Clara é garantir que eles tenham uma formação integral, que estimula o desenvolvimento de diversas habilidades e os prepara para o futuro.

Para saber mais, entre em contato conosco pelo WhatsApp ou, ainda, agende uma visita.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp