7 perguntas para fazer na primeira visita à escola

A decisão de matricular ou não o filho ou filha em um novo colégio é bastante importante, visto que a instituição de ensino será o ambiente no qual ele(a) passará boa parte do tempo e que oferecerá a base para o seu desenvolvimento e preparação para o futuro. Assim, é fundamental adotar alguns cuidados na escolha, incluindo ao fazer a primeira visita à escola.

Nessa ocasião, a família poderá conhecer a estrutura do colégio, suas regras e exigências; dinâmicas, metodologias, atividades ofertadas e os processos próprios da instituição. 

Pode parecer muita coisa. Entretanto, seguindo um roteiro básico de questões essenciais para saber mais sobre a instituição, tudo isso será mais fácil. Continue a leitura para conferir algumas das perguntas que não podem deixar de ser feitas na sua primeira visita à escola.

7 perguntas importantes para a família fazer na primeira visita à escola

A primeira visita à escola é uma excelente oportunidade para avaliar qual é a instituição ideal para matricular seu/sua filho(a). 

Isso porque mesmo uma breve visita ajuda a identificar os pontos fortes, diferenciais e os eventuais desalinhamentos entre o que sua família busca e o que o colégio dispõe.

Ainda, é uma forma de avaliar alguns fatores intangíveis, mas importantes, como o dinamismo do ensino, o envolvimento dos alunos, a qualidade da comunicação, e o respeito entre estudantes, professores, administradores e pais, além da certeza de que a escola oferece um ambiente de aprendizagem seguro, eficiente e inspirador.

Assim, se você está pensando em matricular seu/sua filho(a) em uma nova instituição de ensino, é importante preparar-se, elaborando algumas perguntas pontuais que podem te ajudar a decidir se a escola e sua proposta são adequadas para a criança.

É uma boa iniciativa anotar as perguntas previamente e levar a lista com você quando fizer a primeira visita à escola. Lá, faça anotações para que você possa revisar as respostas mais tarde, quando tiver tempo para pensar e comparar as diferentes instituições. 

Confira, a seguir, algumas perguntas que não podem faltar.

1 – Qual é a filosofia ou visão da escola?

Na primeira visita à escola, questione sobre qual é a filosofia ou visão da instituição. 

Afinal, você quer ter certeza de que isso é condizente com as crenças e valores educacionais da sua família.

Muitas vezes, a filosofia de uma escola é refletida em sua declaração de missão, que fica exposta em um ponto estratégico da instituição. De qualquer modo, é recomendado perguntar sobre isso para conferir se a equipe conhece e pratica o que foi estipulado.

2 – Quais são as metodologias e diretrizes pedagógicas da instituição?

Verificar metodologias e diretrizes na primeira visita à escola

Também é importante questionar sobre as diretrizes e normas curriculares em sua primeira visita à escola.

Nesta conversa, é relevante perguntar qual é a abordagem curricular utilizada e se ela é mais centrada no aluno ou no professor. Um indício válido de que há um maior foco no protagonismo do aluno é se a instituição utilizar metodologias ativas de aprendizagem

Além disso, procure saber quais são os métodos de avaliação e de correção dos alunos.

3 – Qual é a política anti-bullying da escola?

Esta é uma pergunta essencial para se fazer na primeira visita à escola, pois o bullying é muito prejudicial para crianças e adolescentes, sobretudo no ambiente escolar.

E muito disso se deve ao fato de as crianças não terem o conjunto de habilidades ou conhecimento para comunicar o que querem dizer ou como se sentem. Entretanto, muitos casos de bullying podem ser evitados conforme a política utilizada na instituição de ensino.

Sendo assim, é relevante questionar sobre como o tema é tratado e ouvir atentamente a resposta dada para orientar a sua decisão.

4 – Quais são os tamanhos das turmas e a proporção aluno-professor?

Na primeira visita à escola, questione sobre o uso da tecnologia

O tamanho da turma afeta o nível de aprendizado dos alunos. Uma grande vantagem de muitos colégios particulares são as turmas menores e as proporções mais baixas de aluno por professor, bem como salas de aula espaçosas e confortáveis. 

Isso muitas vezes pode levar a um suporte mais personalizado e a abordagens individualizadas, de acordo com os interesses, as preferências e necessidades de cada estudante. Assim, este é outro ponto a se verificar sua primeira visita à escola. Questionar a respeito de como são e como funcionam os espaços de uso compartilhado também te dará bons insights sobre o conforto e recursos da instituição.

5 – Quais atividades extracurriculares a instituição oferece?

As atividades extracurriculares são essenciais para que seu filho ou filha aperfeiçoe novos talentos, aprimore suas habilidades socioemocionais e se desenvolva plenamente.

Por isso, verifique na primeira visita à escola se ela oferece esse tipo de atividade, que pode incluir desde a participação em equipes esportivas e atividades e passeios fora da escola, até programas de arte e ciências que trabalham determinadas áreas e competências mais específicas.

6 – Como a tecnologia é integrada à sala de aula e às práticas pedagógicas?

A tecnologia moderna está se tornando mais difundida na educação. Muitas escolas equipam as salas de aula com computadores, tablets, lousas interativas e muito mais.

Há algumas que vão além e oferecem disciplinas e atividades extracurriculares baseadas em tecnologia, como programação e robótica, por exemplo.

Por isso, os pais devem averiguar como, na prática, a tecnologia é realmente usada por alunos e professores para otimizar os processos de ensino-aprendizagem e melhor preparar os estudantes para o futuro profissional.

7 – Como os pais são envolvidos na vida escolar?

Além de ajudar a encontrar a escola certa, os pais são essenciais para apoiar e estimular o desenvolvimento dos filhos.

Para isso, sua participação na vida escolar é primordial. Sendo assim, na primeira visita à escola, é relevante entender de que forma você poderá se envolver na rotina escolar de seus filhos, como em reuniões, feiras, oficinas, apresentações, entre outras atividades.

Ainda, é essencial saber como é feita a comunicação entre família e escola. Esse ponto é estratégico para promover um melhor acompanhamento do progresso e das necessidades de seu/sua filho(a). 

Por fim, não deixe de perguntar quais são os posicionamentos e visões da escola a respeito de todos os assuntos que sejam importantes para a família e o futuro aluno.

Se você ainda tem dúvidas sobre qual instituição de ensino considerar para marcar uma visita e procura um colégio localizado em uma região nobre de Belo Horizonte para matricular seu/sua filho(a), não deixe de ler nosso artigo: “Como escolher um bom colégio na região da Pampulha”.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp