Empreendedorismo na escola: uma experiência para a vida toda

Você já parou para pensar sobre a importância de seu filho ou filha ter uma experiência de empreendedorismo na escola?

O empreendedorismo é responsável por movimentar a economia de grandes cidades e países, e o Brasil é uma das nações mais empreendedoras do mundo.

De acordo com o Boletim do Mapa de Empresas, divulgado em fevereiro de 2022 pelo Ministério da Economia, somente em 2021 foram abertas mais de 4 milhões de novas empresas, representando um aumento de quase 20% em comparação a 2020.

Do total de negócios brasileiros, cerca de 98% são micro ou pequenos, responsáveis por 55% dos empregos com carteira assinada no setor privado.

Mesmo com toda essa importância para a economia, o empreendedorismo não se resume à geração de empregos. Ele também significa a possibilidade de inserir jovens no mercado produtivo, favorecendo ainda o desenvolvimento de competências importantes para todos os aspectos da vida — sobretudo com experiências que partem do empreendedorismo na escola.

Para saber mais sobre esse tema, continue a leitura. A seguir, você entenderá mais sobre como o empreendedorismo na escola é fundamental para preparar os jovens para os desafios do século XXI e para a futura carreira profissional.

O que é o empreendedorismo na escola?

O conceito de empreendedorismo na escola está relacionado às metodologias ativas e inovadoras, que colocam o aluno e suas necessidades no centro da educação.

Nesse modelo, o estudante é estimulado a participar de modo mais ativo do seu processo de aprendizagem, a construir o conhecimento e a assimilar conteúdos por meio de situações reais e contextualizadas.

Com isso, o empreendedorismo na escola é a oportunidade de proporcionar uma formação integral aos estudantes, para que eles desenvolvam e aprimorem habilidades e competências, descubram e sigam novos talentos e estejam mais bem-preparados para atuar em um mercado dinâmico e em constante mudança.

Por que o empreendedorismo na escola é importante?

Porque o empreendedorismo na escola é importante

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, empreender não é apenas abrir uma empresa. É o processo de criar algo novo, com valor, e se dedicar a essa criação com tempo e esforço, assumindo riscos sociais, financeiros e psicológicos, mas também recebendo as recompensas relacionadas.

Todos esses ensinamentos são fundamentais para os jovens das novas gerações, preparando-os de forma mais completa e prática para o futuro profissional.

Além disso, o empreendedorismo na escola proporciona o desenvolvimento de diferentes habilidades, tais como:

  • • Criatividade;
  • • Análise e resolução de problemas;
  • • Comunicação;
  • • Tomada de decisões;
  • • Autonomia e liderança;
  • • Senso de responsabilidade;
  • • Inteligência emocional;
  • • Competências para compreender e estabelecer relações econômicas e comerciais.

Tais elementos são essenciais para promover também um profundo crescimento pessoal, que será útil ao longo de toda a vida do indivíduo.

Como funciona o empreendedorismo na escola?

Como funciona o empreendedorismo na escola

O empreendedorismo na escola é uma inovação que pode ser ofertada aos estudantes por meio de atividades extracurriculares e práticas integradas aos conteúdos disciplinares.

No Colégio Dona Clara, por exemplo, a educação empreendedora é desenvolvida em parceria com a Junior Achievement, uma das maiores organizações do mundo no trabalho de estimular o desenvolvimento de estudantes por meio do empreendedorismo, da educação financeira e do método de “aprender fazendo”.

Essa parceria resulta na proposta de empreendedorismo na escola por meio do Projeto Miniempresa, voltado aos estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio.

O objetivo do projeto é despertar nos estudantes o interesse pelo empreendedorismo, ensinando aos jovens elementos importantes sobre o mundo empresarial, na prática, e proporcionando uma experiência imersiva repleta de desafios e aprendizados.

Assim, com essa iniciativa de empreendedorismo na escola, os alunos aprendem conceitos como os de livre iniciativa, mercado, produção e comercialização, sempre acompanhados por voluntários das áreas de Marketing, Vendas, Finanças, Recursos Humanos e Produção.

De fato, esse desenvolvimento proporciona experiências importantes para a vida do aluno, que passa a ter uma visão mais estratégica e focada no futuro, tanto no aspecto pessoal, como profissional.

Essa é mais uma iniciativa do Colégio Dona Clara para estimular e desenvolver os seus alunos, de maneira prática, para vencer os desafios que o futuro nos apresenta.

Para saber mais sobre essa e outras ações, leia também o artigo “5 maneiras do Colégio Dona Clara preparar os alunos para o futuro profissional”.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp