Esporte na escola: conheça os benefícios
A prática de esporte na escola é bastante benéfica, não apenas para a diversão como, também, para proporcionar vantagens mais abrangentes para a vida da criança.
O fato é que praticar esportes durante a infância e juventude traz inúmeros benefícios mentais, físicos e socioemocionais, que preparam as crianças melhor e de modo mais integral para o futuro.
Então, se você está se perguntando se seu/sua filho(a) poderia usufruir de ganhos com a prática de esporte na escola, continue a leitura e conheça algumas ótimas razões para considerar incluir essas atividades na rotina da criança.
8 benefícios do esporte na escola
A prática regular de atividades esportivas favorece diversos tipos de ganhos para o presente e o futuro da criança. Destacam-se entre eles:
1. Bem-estar mental e emocional
A atividade física ajuda a regular o humor e promove o relaxamento. Como a vida das crianças está se tornando cada vez mais complexa e atribulada, é importante que elas disponham de mecanismos de enfrentamento.
O esporte na escola é uma boa alternativa, já que praticar essas atividades libera endorfinas e aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, promovendo o bem-estar mental e emocional.
Ainda, manter-se ativo ajuda a criança a dormir melhor e contribui para evitar problemas como a ansiedade.
2. Saúde e qualidade de vida
Praticar esporte na escola oferece aos alunos a oportunidade de se exercitar regularmente. Isso mantém o corpo ativo por períodos mais longos, o que ajuda a aprimorar sua saúde física e mental.
Por isso, para se manter saudável e melhorar a qualidade de vida, as práticas esportivas são essenciais para os alunos, pois elas ajudam a aumentar a aptidão cardiovascular e a densidade óssea. Também contribuem para reduzir os níveis de açúcar no sangue, prevenir a tensão muscular crônica e fortalecer os pulmões. Além disso, são uma boa solução para evitar o sedentarismo, tão comum nas novas gerações.
3. Autoconfiança e autoestima
A participação em um time e/ou campeonato, o apoio dos colegas, as palavras de motivação e o estímulo do treinador, e o apoio dos pais: tudo isso contribui para que a criança desenvolva e fortaleça sua autoconfiança e autoestima, aprendendo a confiar em suas próprias habilidades, talentos e julgamento.
4. Habilidades sociais e de relacionamento
Às vezes, fazer amigos e aprender comportamentos sociais é bastante desafiador para as crianças. Ter um interesse em comum e o coleguismo natural que as práticas esportivas propiciam facilita, e muito, nessas questões.
Assim, as crianças aprenderão mais sobre como se relacionar umas com as outras, melhorando sua comunicação e inteligência emocional.
As vitórias e derrotas ajudarão a ensinar as crianças a comemorar com suas equipes quando vencerem e a se apoiarem umas nas outras quando perderem, algo que é muito importante para que elas lidem de modo saudável com seus sentimentos e emoções.
5. Gestão do tempo
Quando a criança participa de algum esporte na escola, ela precisa aprender a utilizar e planejar o seu tempo, de modo a não esquecer, se atrasar ou deixar de fazer essa e outras atividades de sua rotina. Isso instila um senso de gerenciamento de tempo que será valioso para o seu futuro.
6. Disciplina
Todo esporte requer algum nível de disciplina mental, física e tática. Seguir regras, obedecer ao treinador ou educador físico – tudo isso ajuda a criança a ter mais disciplina, o que poderá beneficiar, também, na organização da sua rotina de estudos.
7. Trabalho em equipe
O trabalho em equipe é uma das chaves para o sucesso. Nos esportes coletivos, precisa-se colaborar com outros membros da equipe, e essa habilidade será relevante para o futuro profissional da criança, já que é uma das mais requeridas e valorizadas no mercado de trabalho.
8. Desempenho escolar
O exercício e a atividade esportiva podem ter efeitos indiretos significativos em outras áreas do desempenho escolar.
Por exemplo, um estudo da Universidade VU, na Holanda, mostrou que o exercício pode melhorar a capacidade de atenção dos alunos da escola. Por sua vez, um relatório do Pediatrics Journal demonstrou como os alunos que se exercitam no contraturno da escola podem melhorar seu controle executivo.
Ainda, um estudo publicado na revista Brain Research descobriu que o exercício regular ajuda a desenvolver o hipocampo – parte do cérebro responsável pela aprendizagem e memória. O exercício cardiovascular consistente está, portanto, ligado a uma melhor funcionalidade do cérebro e à melhora da memória.
Se você acompanhou este artigo até o final, se convenceu de que o esporte na escola oferece diversos benefícios importantes, não é mesmo? Por isso, é fundamental escolher uma escola que contribua para a formação integral dos alunos e ofereça espaços ideais para a prática de diferentes esportes.
As práticas oferecidas além da grade curricular do aluno são muito importantes para complementar a formação e proporcionar momentos de lazer. Conheça 6 benefícios das atividades extracurriculares na escola.