Plano de estudos: 5 passos para criar o seu

Às vezes pode parecer difícil manter o foco nos estudos. Especialmente na adolescência, com a preparação para o vestibular e outras tantas mudanças de vida, é desafiador evitar distrações e ter uma organização ideal entre tudo o que precisa ser feito e estudado. Entretanto, existe uma solução para te ajudar a manter a sua rotina organizada e não deixar passar nenhum conteúdo importante: criar um plano de estudos.

Esta iniciativa contribuirá para ajudar você a ter mais disciplina e a criar o hábito de manter horários destinados a estudar, para complementar a grade curricular do seu colégio e/ou se preparar para o vestibular. 

De modo simples, o plano de estudos é uma maneira de organizar a sua rotina a partir de um cronograma de estudos que inclui tudo o que deverá ser visto, o tempo de dedicação necessário e o método que será usado para otimizar o seu aprendizado. 

Para saber mais sobre como criar e seguir um plano de estudos, continue a leitura. A seguir, serão apresentados alguns passos importantes para ajudar a organizar a sua rotina e otimizar o seu aprendizado.

1. Defina metas e objetivos para o seu plano de estudos

O primeiro passo é saber onde você quer chegar com o seu plano de estudos. Você precisa tirar uma nota máxima na próxima prova? Quer entrar para a faculdade e precisa de uma boa colocação no vestibular? Definindo de modo mais claro o seu objetivo, você conseguirá organizar um planejamento mais adequado e selecionar as atividades ideais para facilitar a conquista.

Definir as metas e objetivos também permite determinar um prazo em seu plano de estudos. Isso vai fazer com que você se organize melhor e evite estudar em cima da hora para a prova do colégio ou do vestibular. Afinal, quando estabelecemos um prazo para alcançar nossos objetivos, ele se torna mais concreto.

2. Elenque as atividades básicas do seu plano de estudos

Determine as atividades de seu plano de estudos

Agora que você já sabe o que pretende com o plano de estudos, é hora de traçar uma rota para guiar o seu trajeto.

Leituras, resenhas, exercícios, revisão de matérias — insira tudo o que você precisa fazer em uma lista. Dessa forma, você terá uma ideia melhor do que deverá ser realizado, o que ajudará a organizar o seu tempo.

3. Priorize as disciplinas mais urgentes

Priorize as disciplinas mais urgentes em seu plano de estudos

Qual é a matéria em que você mais tem dificuldade? O que vai cair na próxima prova ou no Enem? Qual conteúdo é necessário revisar?

Sem estabelecer o que priorizar, o plano de estudos tende a perder totalmente o foco e isso poderá levar à sua desmotivação. Por isso, dê atenção para os conteúdos que você precisa estudar com mais urgência e guie seu plano de estudos a partir disso.

4. Equilibre momentos de pausa e descanso com os
de estudo

É importante ter disciplina e seguir o plano de estudos traçado, evitando procrastinar ou se distrair. Entretanto, muitos alunos esquecem que o oposto também pode ser um problema.

É fundamental estabelecer uma rotina equilibrada, combinando os períodos de estudo com momentos de lazer e descanso. Caso contrário, você poderá acabar enfrentando um esgotamento mental, estresse e outros problemas que prejudicarão sua saúde e o seu desempenho

Determinar um tempo para cada tipo de necessidade e fazer pausas te ajudará na absorção do conteúdo e a manter o foco.Vale também pesquisar estratégias como a técnica Pomodoro, na qual você intercala ciclos de estudos de 25 minutos com pausas de 5 minutos. Com isso, você se recompensa por estar estudando e mede melhor seus esforços.

5. Estabeleça o melhor horário para estudar

Você acha mais difícil se concentrar após o almoço? Sente que seu foco se acentua no início da noite? Pare e reflita sobre qual período seria o ideal para extrair o máximo de proveito dos estudos complementares e crie o cronograma de seu plano com base nisso.

Distribuir os conteúdos e disciplinar nos horários em que você renderá mais fará com que a sua rotina seja mais eficiente e você otimize seu tempo e tenha melhores benefícios nos estudos. 

Por fim, lembre-se de deixar o seu plano sempre à vista, para ser mais fácil de segui-lo conforme planejado. 

E para elevar ainda mais as suas chances de sucesso no vestibular, lembre-se de que a escolha de uma boa escola é fundamental. Para saber mais sobre essa questão, leia também nosso artigo que explica como o Colégio Dona Clara prepara seus alunos para os vestibulares.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp